sábado, 7 de fevereiro de 2015

Varvitos


Varvito com fraturas seguindo alguns planos de deposição, Parque Varvito, em Itu, SP. Fonte:Turismo Independente.


Conhecidos por gerarem um registo rítmico de deposição, os varvitos são rochas sedimentares formadas a partir de depósitos de argila e silte em lagos de regiões glaciais.


Eles possuem uma intercalação de lâminas de cor cinza claro, geralmente de granulometria mais grossa, e lâminas cinza escuro, mais finas. Essas variações marcariam justamente as mudanças de estação: no verão, com o degelo, sedimentos de tamanho maior são carregados para o lago glacial, formando lâminas ou camadas de cor cinza claro, normalmente tamanho silte, enquanto no inverno, como a superfície do lago congela e cessa o aporte sedimentar, ocorre apenas a decantação da argila que estava em suspensão na água, formando camadas ou lâminas cinza-escuras. Quando volta o verão, surge novamente o fluxo de água com um pouco mais de energia e torna a aumentar o tamanho dos grãos depositados, gerando novos níveis siltosos. Um intervalo claro mais espesso que os demais indica a ocorrência de um verão mais quente ou prolongado, ao mesmo tempo que intervalos cinza escuro mais espessos sugerem uma predominância do inverno. Cada conjunto recebe o nome de varve (daí chamar-se a rocha de varvito) e corresponde à deposição de sedimentos no lago em um ano.



Lâminas mais claras intercaladas com mais escuras, características dos varvitos. Parque do Varvito, em Itu, SP. Fonte: André Bonacin.

Fonte:http://www.xistojunior.com/2014/10/geocuriosidades-varvitos.html

1 comentário: